Bernard Herrmann, EUA, 1911-1975

Bernard Herman

Bernard Herman

Bernard Herrmann é dos compositores que está na galeria dos grandes compositores da Era de Ouro de Hollywood. Nascido em Nova York no dia 29 de junho de 1911, Herrmann foi um prodígio que iniciou a compor ainda adolescente, e aos 20 anos de idade formou uma orquestra.

A sua amizade com o então apenas promissor diretor Orson Welles levou-o a compor para muitos dos programas de rádio de Welles, e depois para o mais cultuado filme da historia do cinema: “Cidadão Kane” de 1941.

Herrmann trabalhou com os maiores da historia do cinema, sua lista vai de nomes como o proprio Orson Welles, à François Truffaut e Hitchcock. Herrmann compôs por exemplo a ESPETACULAR trilha do “Psiciose” (1960), com Hitchcock. Herrmann compôs ainda trilhas para filmes como “O Terceiro Tiro” (1955), um filme que parece ser todo musicado, sua trilha confundi-se com cada ação. Temos ainda “O Homem que Sabia Demais” (1956), segunda versão, “O Homem Errado” (1957), “Um Corpo que Cai” (1959), “Intriga Internacional” (1959), “Os Pássaros” (1963), e curiosamente, fez ainda a trilha de “Cortina Rasgada” que foi rejeitada pelo diretor. Com François Truffaut, trabalhou no mais que clássico, “FAHRENHEIT 451” em 1953.

Scorcese era fã declarado de Herrman, com o qual fez seu ultimo trabalho como compositor de trilhas. Herrmann morreu em 23 de dezembro de 1975, algumas horas após encerrar as gravações de “Taxi Driver” (1976).

Jair Santana

Uma resposta

  1. […] sem dúvida um dos maiores clássico de suspense da história do cinema. A música de Bernard Herrmann virou referência, e apesar do filme já ter completado mais de 40 anos, é uma das mais conhecidas […]

Deixe um comentário