“Psicose” – Alfred Hitchcock, 1960

Psicose

Psicose

“Psicose” é um dos mais audaciosos filmes de Alfred Hitchcock, quando se fala de roteiro. O roteiro é de Joseph Stefano, baseado em livro de Robert Bloch. A coragem de oferecer ao espectador um personagem principal, e aproximadamente meia hora depois, matar esse personagem e deixar o espectador totalmente abandonado é contra todas as regras clássicas de roteiro.

A secretária Marion Crane (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares para se casar, e no meio do caminho hospeda-se em um motel de beira de estrada e é assassinada.

“Psicose” é de 1960, uma época em já se filmava em cores, mas foi realizado em preto e branco por opção do próprio Alfred Hitchcock, que considerava que as cores no filme o deixaria ensanguentado demais. E como o filme é preto e branco, o sangue usado no filme na verdade é calda de chocolate.

O filme custou apenas US$ 800 mil para os Estúdios Shamley Productions, e faturou mais d US$ 40 milhões de bilheterias só nos EUA. Para economizar nos custos de produção, Hitchcock resolveu  utilizar em Psicose boa parte do elenco de sua série exibida na TV americana “Além da Imaginação”.

Recebeu quatro indicações ao Oscar, foram elas, a de Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Janet Leigh), Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte – Preto e Branco. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Janet Leigh).

É sem dúvida um dos maiores clássico de suspense da história do cinema. A música de Bernard Herrmann virou referência, e apesar do filme já ter completado mais de 40 anos, é uma das mais conhecidas trilhas da historia. Hitchcock queria filmar a cena do assassinato na banheira em total silêncio, mesmo sem o som ambiente, até Hermann apresenta a trilha pra ele.

Um dos filmes mais cultuados e conhecidos no mundo todo, “Psicose” ainda hoje, alcança audiências altíssimas em todas as suas reprises na televisão.

O final do filme, que na época de seu lançamento foi surpreendente, ainda hoje causa espanto a cada nova geração de espectadores, que se deliciam com o sarcasmo do bom e velho mestre Hitchkcock.

Jair Santana

Uma resposta

  1. esta ajudando muito no meu trabalho escolar!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: