“Laços”, Flávia Lacerda, 2008

O curta metragem “Laços” foi vencedor do concurso internacional “Project Direct” do Youtube, e como prêmio, a diretora ganhou US$ 5.000 e participou do Festival de Sundance em 2008, o principal festival de cinema independente nos Estados Unidos.

“Laços” surgiu do interesse dos amigos Clarice Falcão e Célio Porto no concurso. Clarice é  filha da roteirista Adriana e do dirfetor da TV Globo João Falcão.

Clarice pediu à mãe que escrevesse um roteiro e ela e Célio chamaram Flávia Lacerda, que já tinha sido assistente de direção de João Falcão, e Felipe Reinheimer fez a fotografia.

Participam como atores Clarice, Célio Porto e Jô Abdu. A música foi composta especialmente por Clarice, e o arranjo foi feito por Ricco Viana, que é responsável por toda a trilha.

Com duração de 6 minutos e 43 segundos, “Laços” conta a história do encontro entre uma garota cujo pai acabou de morrer e um garoto misterioso, na rua. Utilizando uma câmera AG-DVX100, as filmagens duraram um dia e foram realizadas no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. A produção custou R$ 1.500, gastos principalmente na parte de edição e alimentação da equipe.

Adriana Falcão ficou surpresa com a vitória. principalmente porque, entre os outros 19 finalistas (o curta venceu produções dos EUA, que ficaram com os segundo e terceiro lugares, Canadá, Espanha, Itália, França e Reino Unido), a maioria tinha uma qualidade técnica maior e foi filmada em película, em vez de em formato digital. “Quando vi os outros filmes, senti um profissionalismo muito maior”,  diz ela.

Filme: Laços
Direção: Flávia Lacerda
Roteiro: Adriana Falcão
Fotografia e Câmera: Felipe Reinheimer
Téc. de Som: Aloysio Compasso
Edição: Rodrigo Lima
Trilha Sonora: Ricco Viana
Música: “Australia”, composição e voz Clarice Falcão
Produtores: Adriana Falcão, Felipe Reinheimer, Clarice Falcão, Célio Porto e Jô Abdu
Elenco: Clarice Falcão, Célio Porto e Jô Abdu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: