“Meu Nome é Dindi”, Bruno Safadi, 2008

Meu Nome é Dindi

O longa metragem de estreia do diretor de curtas Bruno Safadi, me gerou expectativa e decepção. “Meu Nome é Dindi”, é curiosamente filmado em planos sequências, com baixíssimo orçamento, Bruno é acima de tudo um realizador, um guerreiro. O filme ganhou prêmio de melhor filme do Festival de Tiradentes.

“Meu nome é Dindi” narra a historia de Dindi, uma jovem dona de quitanda, que está à beira da falência. Ao lutar por sua sobrevivência ela é perseguida por um perigoso agiota e por um misterioso senhor.
A premissa do filme é ótima, mas o roteiro se perde totalmente do meio pro final do filme, e os 85 de filme ficam intermináveis.

A velha historia de querer tornar o nú e cru em poético, misturar realidade e fantasia, misturar passado e presente numa só cena. Nada disso é errado, quando bem realizado. Mas aqui é tudo muito confuso e desconexo.

Filme ousado demais pra um primeiro filme. Bruno é diretor e roteirista do filme. Totalmente autoral, e isso é bom, mas aqui essa autoralidade é mais um experimentalismo. O elenco está ótimo, bem dirigido, mas os diálogos do roteiro não ajudam.

Somamos isso a uns erros de cortes e uma fotografia escura e simplória, mesmo sendo o diretor de fotografia o  ótimo Lula Carvalho,  fotógrafo premiado e filho de um dos mais respeitados diretores de fotografia do país, Walter Carvalho.

A crítica procura justificar o filme pela historia de Bruno como assistente de direção de Nelson Pereira dos Santos e Julio Bressane, por isso o filme de Bruno é meio cinema novo. Não concordo. O “Cinema Novo” é contextualizasido historicamente em sua época, e naquela época tinha uma razão de existência. Mesmo que eu particularmente discorde de muita coisa do cinema novo.

“Meu nome é Dindi” começa bem, se perde e não chega a lugar nem um. Infelizmente. Pois mesmo com vários équivocos, Bruno Safadi parece ser um diretor que quer buscar sua identidade artística.

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: