“Simplesmente Complicado”, Nancy Meyers, 2009

 

Simplesmente Complicado

“Simplesmente Complicado”, novo filme da diretora Nancy Meyers, é um filme simples quando damos uma primeira vista. Mais uma comédia romântica “fofa”, muito comum em Hollywood. Mas quando damos uma olhada no elenco, e principalmente, na idade desse elenco, percebemos a grande diferença.

Em vez de jovens atores com rostos e corpos maravilhosos, vemos os cinquentões/sessentões como Meryl, Alec Baldwin e Steve Martin. Aí então vamos ter, com certeza, outro tipo de comédia romântica.

Porém, a formula é a mesma, encontros e desencontros amorosos, o que teremos de diferente serão os motivos desses encontros edesencontros, os problemas e as situações em que tudo acontece.

Vamos então ao roteiro, que é também de Nancy Meyers. Temos no filme a historia de Jane, que foi casada 20 anos com Jake, a qual está separada a 10 anos. Os dois tem três filhos frutos do casamento, o mais novo está se formando, e nessa formatura, que é fora da cidade, ela acabada tendo oque chamamos de “flashback” com o marido. Ou seja, uma recaida e os dois acabam na cama.

Nancy Meyers conversa com um público bem específico. Assim como em seu filme “Alguem Tem que Ceder”, o foco são relações amorosas de pessoas maduras da faixa de 50, e novamente também, a mulher é disputada por dois homens. Poderiamos então achar que seus roteiros tem uma visão feminista, se não colocassemos a escolha de um dos homens como a felicidade dessa mulher.

Seu público em geral é esse, composta por pessoas de meia idade, de 40 pra cima, que se enxergam em situações parecidas. Mas não podemos limitar tanto assim claro. Sempre se terá uma mãe ou tia em situação parecida, ou mesmo alguem de 30 anos hoje, pode ter vivido anos casado e estar divorciado, enfim, Nancy Meyers gosta de conversar com pessoas vivídas, experientes e que mesmo assim, se veêm em atrapalhadas amorosas.

E também mostrar, para o público mais novo, que seus pais, vão pra cama, sentem desejo, angustias e se apaxionam, como qualquer outra pessoa.

O filme concorreu ao Globo de Ouro de melhor roteiro. Sim, o roteiro é bom, mas achei a indicação um pouco demais. Como falei, é uma comédia romantica como as outras, com personagens de idades diferentes. Logo, com problemas diferentes. Só isso.

Boas interpretações, mas nada que surpreenda. Meryl Streep foi indicada ao Globo de Ouro e Alec Baldwin ao Bafta. O que também acho um exagero para ambos. Mesmo para Meryl que está sempre boa em seus papeis. Steve Martin as vezes parece destoar do filme, com seus exageros de sempre. Claro que isso é direção. Mas a verdade é que nem um personagem é forte o suficiente para uma indicação a prêmio.

Fotografia de John Toll, que já filmou com Coppola e Terrence Malick, está corretinha mas sem grandes tomadas ou vislumbres, assim como a música de Heitor Pereira e Hans Zimmer, ora emocionante ora divertida, é correta mas nada incrível. Heitor Pereira por sinal é um músico brasileiro e Hans Zimmer é um dos compsitores mais presentes no atual cinema americano.

“Simplesmente Complicado” é um filme honesto. Cumpre com aquilo que promete. Divertir de forma inteligente, não tratando o público de forma rasteira, mas sem se levar muito a sério. Levanta boas questões e nos faz dar boas risadas.

Jair Santana

Anúncios

2 Respostas

  1. Eu adorei esse filme, é divertido, os atores são maravilhosos. Uma ótima diversão.

  2. O filme é atual e atemporal: ex-casados revivendo ou vivendo tórridos momentos a sós. O ser humano é complexo, arrisco dizer que gosta desse coisa do revival, talvez para testar os próprios sentimentos, ou dizer ao outro que não fez falta, e que sozinho está bem melhor, ou ainda para discutir a relação, ou para dizer “olha o quanto você perdeu”, ou ainda para reafirmar a figura (sadomasoquista) interna ou ainda simplesmente se divertir! Os atores são maravilhosos! Um filme excelente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: