“AVATAR”, James Cameron, 2009

 

AVATAR

 

Depois de 12 anos de espera, o diretor James Cameron volta ao cinema com “Avatar”, um filme mais caro que o seu último mega blockbuster “Titanic”, o filme que até então tinha sido o filme que mais arrecadou bilheteria na historia do cinema.

Mas então Cameron nos apresenta “Avatar”, filme que em versão 3D IMAX, foi sucesso de público e super elogiada pela crítica especializada no mundo todo. Chegando sua bilheteria, surpreendentemente, a ultrapassar “Titanic”, a ultrapassar os 2 bilhões de dólares de arrecadação somente no cinema.

No filme, que Cameron se dedicou a realizar esses 12 anos sem lançamento, entre tecnologías de câmera, de efeitos visuais e sonoros, pesquisa de criação de plantas e seres que jamais imaginamos, pois “Avatar” se passa em um furturo não identificado em uma lua chamada Pandora. O diretor realmente nos faz ficar “boquiaberto”s com o planeta que criou.

Fala-se em diversas críticas, que o personagem Jack (Leonardo DiCaprio) em “Titanic” quando gritou “Eu sou o rei do mundo” era apenas uma prenúncia do que é Cameron hoje no cinema. Criou um mundo pra ele, e dividiu isso com todos nos.

Avatar” revoluciona o cinema em termos de técnica. Dentro de um roteiro básico e clássico. O heroi é literalmente CONVOCADO a sair de seu mundo normal e particular, mesmo sem querer, para entrar num mundo especial. E aqui, esse mundo, a lua de Pandora, mais que especial.


A historia se passa nessa Lua, que é rica em um mínério mega precioso, mas não muito bem explicado sua utilidade. O ser humano quer esse minério, mas o planeta é habitado por seres muito ligados a natureza, os Na´vis, que dificultam a extração.

Jake Sully (Sam Worthington) é um fuzileiro naval paraplégico que é convocado a realizar um trabalho, graças a morte de seu irmão, e lá se vê em situações nunca por ele imaginada. Avatar, é o nome que se dá a um trabalho de pesquisa ciêntifica, no qual o ser humano pode entrar no corpo de um Na´Vi.

O roteiro, assim como “Titanic” tem todos os elementos para ser um sucesso. Agrada meninos, com muita ação e efeitos especiais espetaculares, e meninas, com muito romance e sensibilidade. Não surpreende, mas cunpre com que deseja. E é oportuno ao nosso momento atual, sua principal mensagem é pró-ecológica. Além de retratar a ignorância dos povos colonizadores, não somente como aconteceu em outrora com as Américas, mas o que os EUA fazem hoje em paises que tem minérios, petróleo que acabam valendo mais que o planeta e as pessoas.

Na verdade, o maior problema do filme, mesmo sem grandes falhas, é o próprio roteiro. Que em algumas horas se sabota, denunciando o final do filme. Algumas situações deveriam ser colocadas de maneiras diferentes, ou mesmo retiradas para não comprometer o que poderia vir a ser uma surpresa final.

Se decepicionarão aqueles que querem ver o 3D interagir com o público. E sim, o filme poderia ter mais essa interação. Cameron não foi em busca desse tipo de brincadeira com o público. O uso de sua tecnologia 3D foi para dar mais realidade ao seu planeta, dar camadas de profundidade, e não para criar brincadeiras com o público.

Boas interpretações do elenco principal, mas nada surpreendente. Um direção de arte impecável, boa trilha sonora de James Horner que cabe perfeitamente ao clima do filme.Um a música comclima etnico e emocionante.

Roteiro clássico e uma tecnologia e efeitos jamais vistos, fazem de “Avatar” sim, um filme encantador, que com certeza abrirá caminho para outros filmes.

Jair Santana

Anúncios

2 Respostas

  1. […] James Horner Publicado em março 17, 2010 por sobretudofilmes Filme: Avatar Direção: James Cameron Ano: 2009 Trilha Sonora: James Horner Música: Avatar Trailer Music […]

  2. um otimo filme para toda a familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: