“O Segredo Dos Seus Olhos”, Juan José Campanella, 2009

O Segredo dos Seus Olhos

O Segredo dos Seus Olhos” é o sétimo longa-metragem do diretor argentino, e o segundo a concorrer ao mais popular prêmio do cinema mundial, o Oscar. Ganhou também o Goya de melhor filme Hispano-Americano e de Atriz Revelação para Soledad Villamil.

O roteiro, baseado no romance de Eduardo Sacheri é adaptado pelo próprio Campenella juntamente com Eduardo Sacheri. A dupla adptou o ramance para um roteiro agil, com dialógos inteligente e de uma semsibilidade impar.

Mais que “seus olhos”, mais que um único olhar, o filme fala de diferentes formas de olhar uma mesma situação. Fala do quantos os olhos, os nossos olhos, os nossos olhares, são reveladores e o quanto falam de cada um. Foram esses olhares que ajudam a Expósito identificar o amor de um outro homem por uma mulher. em outro lhe mostrou a obsessão e em si, lhe revelou a paixão.

O roteiro conta a historia de Benjamín Expósito (Ricardo Darin), que trabalhou a vida toda numa Corte Penal Argentina. Agora que está aposentado, decidiu escrever um romance para ocupar as horas livres. Resolve então transcrever uma trágédia ocorrida no ano de 1974, quando ele foi incumbido de investigar o estupro seguido de assassinato de uma jovem e bela mulher. Historia essa que mexeu com sua vida particular, principalmente com sua relação com sua chefe Irene (Soledad Villamil ) e seu melhor amigo Sandoval (Pablo Sandoval). Passados 30 anos, Benjamín agora vê a oportunidade de resolver o crime jamais solucionado e também sua vida, através de seu livro.

Com momentos de forte tensão, suspense, o filme também é divertido e delicado. Essa mistura de policial, trama política, vingança e no meio de tudo isso uma sensível historia de amor é arriscada, mas muito acertada em seu roteiro. Campanella cria personagens reais, personagens que parecem pessoas comuns, como seus amigos, como colegas de trabalho, e essa é uma grande arma de seus filmes.

A trama de suspense, que é o embasamento do filme, é muito bem criada, com idas e vindas que mexem com o espectador, que se misturam em momentos de revolta e de êxtase. A injúria contra a justiça legal é um dos pontos fortes do filme.

 


O filme tem uma curiosa mistura de trama polícial, suspense, romance e muitas tiradas engraçadas. Algo arriscado, que vemos em filmes principalmente do mestre Alfred Hitchcock, como em “O Terceiro Tiro” e muitos outros filmes do mestre do suspense.

Em segundo plano, mas não com menos importância está a relação afetida de Expósito com seu melhor amigo, Sandoval, e a paixão que nutre durante toda sua vida por sua chefe Irene.

Nesse ponto, o personagem não consegue lidar com seus sentimentos, e se priva de arriscar, pensa e repensa sua vida, pensa e repensa sobre como agir, e pouco faz até conseguir resolver isso tudo ao escrever seu livro.

Pontos fortes do filme, além da direção, roteiro e montagem de Campanella, são princpalmente o carisma e a realidade de interpretações dos atores. a ótima maquiagem de envelhecimento dos personagens e  a maravilhosa trilha sonora de Federico Jusid e Emilio Kauderer.

Temos Campanella como diretor, produtor, roteirista e montador do filme. Logo esse é um filme assumidamente autoral. Talvez essa seja a grande sacada do atual momento do cinema Argentino. Acreditar nesse cinema longe da propósta do cinema Hollywoodiano. Fazer um cinema possível e autoral.

Não atoa, o mercado internacional ta cada vez mais de olho no cinema latino, produzido pela Argentina, Uruguai e Mexico, mas pouco se voltam para o Brasil. Como afirmou recentemente Fabien Gaffez, um dos críticos mais importantes da França durante sua visita a Mostra de Cinema em Tiradentes.

Jair Santana

Anúncios

2 Respostas

  1. Fazia tempo que não aparecia!!

    Bela crítica, estou muito a fim de ver este, principalmente por causa da indicação ao Oscar!!!

    Abraço

  2. […] Federico Jusid e Emilio Kauderer Publicado em fevereiro 28, 2010 por sobretudofilmes Filme: O Segredo dos Seus Olhos Direção: Juan José Campanella Ano: 2009 Trilha Sonora: Federico Jusid e Emilio Kauderer Música: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: