“Atividade Paranormal”, Oren Peli, 2009

“Atividade Parnormal” é o primeiro filme do diretor Oren Peli, que teve a ideia do filme a partir de uma experiência pessoal. Não, não teve contato com nem um tipo de dêmonio ou fantasmas, mas sim, enquanto dormia, uma caixa de detergente caiu da prateleira e ele se assustou. E assim, nasceu a ideia para o filme.

Filme que custou apenas 11 mil dólares e arrecadou 22 milhões somente nos EUA, se tornando assim, o filme mais lucrativo de toda historia do cinema. Ultrapassando o até então campeão “A Bruxa de Blair”, que usa a mesma premissa. Historia de terror vendidas como verdade, captada da câmera da vítima. Ultrapassou também “Jogos Mortais 6” que estreou no mesmo final de semana e arrecadou apenas 14, 8 milhões.

Filmado na própria casa do diretor no período de uma semana, o filme logo chamou atenção nos festivais independentes dos EUA e conseguiu a distribuição de uma majors, a Paramount. Que deixou com que o público decidisse se o filme ia ou não ser lançado em circuito. Primeiro fez pré estreia em algumas cidade escolhidas no site oficial do filme, depois deixou o publico votar se o filme deveria ou não ser lançado, e isso só aconteceria se fosse alcançado um milhão de votos a favor de seu lançamento. O que logo foi alcançado.

Isso tudo para saber a real demanda que o filme teria. Mas isso, não é algo que poderá ser utilizado pelas distribuidoras para lançamentos de filmes caros por exemplo. Expor essa demanda pode ser muito perigoso.

Aqui no Brasil, o filme tem distibuição da Play Arte, que com poucas cópias, sua campanha visa estreias no cinema, inicialmente nas cidades que mais pedirem o filme. Isso pode ser feito no site www.atividadeparanormal.com.br. Algo parecido com o utilizado nos EUA.

O filme conta a historia de Katie (Katie Featherston) que se diz perseguida desde criança por uma entidade paranormal, e seu namorado Micah (Micah Sloat), que tem certa dúvida, mas ao acreditar nas palavras da namorada, compra uma câmera para filmar possíveis acontecimentos paranormais.

Começam a filmar e capitar estranhos acontecimentos que logo vão tomando maiores proporções. Entre sustos e falsos alarmes, chamam um especialista em atividades paranormais que lhes indica um especialista em demônios para cuidar do caso.

O formato de documentário é interessante, mesmo que sua premissa tenha sido utilizada antes em “Bruxa de Blair” como já citei, aqui esse estilo parece ter se profissionalizado, mesmo que ainda tenha suas falhas. Como o roteiro, altamente correto, redondo e cheio de clichês.

Mas cinema é viagem, é entrega e é você acreditar no que está vendo. E “Atividade Paranormal” ajuda muito a você acreditar no que está vendo. Dando nomes reais aos personagens, hora e data do acontecido, e mesmo o fato de não nos apresentar créditos e dar o paradeiro de cada personagem depois do filme. Com toda certeza alguem vai sair do cinema dizendo que tudo o que viu, foi verdade.

Filmes como “Atividade Paranormal” encanta o público e chama atenção de estudantes, diretores e grandes produtoras de cinema, que percebem que o cinema não está em declinio como muitos citam, mas sim a falta de grandes idéias. A tela grande ainda encanta, o que se precisa é de boas historias, que nos convençam, que nos encantem e nos façam sentir sentimentos primários, como o medo no caso desse filme.

5 Respostas

  1. mas a final isso relmente aconteceu ou nao ?

  2. O filme não é documental.
    Tudo é ficção.O final em duas versões ficcionais.
    Uma para o cinema, outra disponiblizada na internet.

  3. aaaaaaah eu pensei que era de verdade!!!

  4. aff que bom saber disso pois o que a contceu em minha residencia devia mesmo ter sido a apenas minha imaginação mas, apesa de que acabei de ler esses comentarios ainda não me tira a gunia do que eu vivir apesar de não ser tão fora do normal mas extremamente estranho … obrigado por me aliviarem!

  5. pow mas eaw nãovai existi o que a conteceu na adolecencia delas as garotas ? to muito curioso não so desse mas tmb do que vai a contecer quanto o hunter´s crescer ! essa eu não vou querer perde! hehe..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: