Thomas Newman, EUA, 1955 –

Thomas+Newman+ThomasNewman

O compositor Thomas Newman, é americano, nascido na cidade de Los Angeles – Califórnia, no dia 20 de Outubro de 1955. Músico, é um dos mais atuantes compositores americanos da atualidade. É filho do também compositor de trilhas sonoras Alfred Newman, que compôs trilhas para mais de 200 filmes e recebeu 45 indicações ao Oscar.

Thomas vem honrando o nome do pai em Hollywood, criando trilhas marcantes que fazem sucesso entre público e crítica. Já recebeu elogios escancarados de diretores como Robert Altman e Gilian Armstrong.

Quando jovem, Thomas estudou composição e orquestração na USC, completando seu trabalho acadêmico em Yale. Seu maior mentor, Stephen Sondheim, da Broadway, ficou tão impressionado com a originalidade de Newman que promoveu uma de suas primeiras obras, o musical teatral “Three Mean Fairy Tales”, que ganhou uma oficina de produção cortesia da Stuart Ostrow Foundation.

Logo após completar seus estudos, ganhou o apoio de um jovem agente de talentos de Nova York, Scott Rudin, que o levou para trabalhar no filme do diretor James Foley “Jovens Sem Rumo”, como assistente musical. A iniciativa de Newman no projeto logo o elevariam à posição de compositor , então aos 29, ele já havia sido bem-sucedido assinando a trilha do seu primeiro longa-metragem de cinema.

A reputação de seu sobrenome e sua competência somada ainda a originalidade e dramaticidade de Newman, além do tratamento dado por ele aos personagens, cresceu rapidamente com filmes como “Procura-se Susan Desesperadamente”, “Os Garotos Perdidos”, “Perfume de Mulher” e mais de 40 outros grandes títulos, incluindo “Encontro Marcado”, “O Encantador de Cavalos”, “Íntimo e Pessoal”, “Fenômeno”, “O Povo Contra Larry Flynt”, “Entre Quatro Paredes”, “A Corrente do Bem”, “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”, “Justiça Vermelha” (Red Corner), “Colcha de Retalhos”, “Um Sonho de Liberdade”, “À Espera de Um Milagre”, “Soldado Anônimo”, “A Luta pela Esperança”, “Tomates Verdes Fritos”, “Pecados Íntimos”. “Foi Apenas um Sonho”, “Wall-E” e também compôs a trilha da aclamada minissérie com seis horas de duração da HBO,“Angels in America”, dirigida por Mike Nichols. Foi convidado a compor uma peça sinfônica única de sete minutos, “Reach Forth Our Hands”, em comemoração ao bicentenário da cidade de Cleveland, em 1996.

Transita confortavelmente entre o drama a sátira afiada, clássicos de produções época e animação, graças a essa versatilidade o compositor Thomas Newman, juntamente com nomes como Alan Silvestri e Jonh Willians, vem se mantendo entre os mais requisitados e respeitados compositores de cinema americano. Honrando a tradição da família em Hollywood, Newman já foi indicado oito vezes ao Oscar com suas trilhas cinematográficas: ele foi o único indicado duplamente na premiação de 1995, tanto por “Adoráveis Mulheres” quanto por “Um Sonho de Liberdade”, e depois disso foi indicado outras vezes com as trilhas de filmes como “Meus Tios Heróis”,”Procurando Nemo”, “Desventuras em Série” e “O Segredo de Berlim” e “Wall-E”. Newman também venceu um Emmy® de Melhor Canção pelo seriado dramático da HBO “Six Feet Under”.

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: