“Vocês, os Vivos”, Roy Andersson, 2007

Vocês, Vivos!

Vocês, Vivos!

 O diretor sueco Roy Andersson, utiliza pequenas esquetes do cotidiano, que parecem historias reais, mas com personagens caricatos e fotografia monocromática, e geralmente um único plano para nos apresentar essa experiência.

Apesar de na maioria das vezes tratar de assuntos sérios, quase sempre também as esquetes tem um tom cômico, mesmo que as vezes, infelizmente caia no pastelão.

Seja a punck que grita aos quatro cantos que ninguem a entende, a mulher que sonha com seu casamento, o homem que vai para cadeira elétrica por um motivo fútil ou os componentes de uma banda ensaiando. Tudo, tem seu lado pessoal, dramático e ao mesmo tempo um tom sarcástico e cômico.

Assim como a mulher punck, parece que o diretor faz das palavras dela as suas palavras. “Ninguem me entende”. E ficamos mesmo sem entender muito do que nos é apresentado. 

A ultima cena, onde aviões da 2° guerra sobrevoam a cidade, e todos olham para cima, fica meio perdida. Mas podemos “entender” como aquilo, sendo o único fator ou ação que liga todos os personagens a uma só situação.

 


O filme tem proposta, mas parece que se perde ao meio de sua própria proposta, que também parece não se sustentar. Em meio a suas apresentações de um único plano (as vezes dois) para cada cena, mas sem movimentos de câmera, utilizando apenas o de corte seco para editar, vemos uma cena com movimento, que parece perdida no meio do filme.. e quebra o encanto de toda obra.

O filme vale como experiência e novidade. Apresenta boas historias, bons questionamentos, as angustias se misturam ao engraçado, tem boa música, um bom clima, mas ao mesmo tempo parece faltar algo muito importante, o saber saber onde se quer chegar.

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: