“Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo”, Mauricio de Sousa, 2007

turma-da-monica-poster01

Turma da Monica - Uma Aventura no Tempo

“Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo” é a prova de que o Brasil pode e consegue fazer um bom filme infantil de animação, falando-se não só de roteiro, mas de boa técnica também.

Claro, para nós brasileiros, que temos de 40 anos para baixo, a Turma da Mônica dispensa apresentações. Na verdade, talvez o maior problema do filme seja justamente, por ter personagens muito fortes no Brasil. Mas suas historias são mais que universais, e é um filme que agrada as crianças, pois apresenta certa ingenuidade, e adultos, pois é engraçada.

A viagem no tempo, no qual a turma se mete, faz com que um grande número de personagens do Mauricio de Sousa participem do filme, Piteco, Astronauta, Chico Bento, Papa Capim, todos tem sua participação, e essa foi uma das maiores sacadas do filme.

A historia tem as trapalhadas de sempre da turma, o roteiro tem mensagens ecológicas, históricas, muita ação e tecnicamente está super bem realizado.

Produzido pelo Diler Trindade, um dos maiores produtores de cinema nacional, (não confundir maior com melhor) com grupo de estúdios: Diler & Associados, Maurício de Sousa Produções, Miravista e Labo Cine.

 

A direção claro, é do Maurício de Sousa, e o roteiro é de Didi Oliveira, Flávio de Souza e Emerson Bernardo de Abreu, baseado em argumento de Airon Barreto de Lacerda, Manoel Barreto de Lacerda e Elisabeth Mendes.

Um ponto fraco do filme é a música. Durante o filme, algumas músicas tocam, e sinceramente, passam despercebidas. O melhor mesmo seria não ter. As músicas ali existem talvez para dar certa leveza ao filme, que não precisava, pois ja é naturalmente leve. As músicas, que  ficaram a cargo de Márcio Araújo e Danilo Adriano, são bobas e não marcam em momento algum.

Não há momentos filosóficos, mas levanta assuntos interessante para conscientização infantil, sem ser demagogo. O gostoso, é a ingenuidade da historia, sem precisar, por ser um filme infantil, ser idiotizado, ou mesmo apelativo como os da Xuxa, Didi, e os últimos dos Trapalhões.

Não só para os fã da Turma, mas pra quem gosta de animação, e para qualquer criança, “Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo” é diversão garantida.

Jair Santana

Anúncios

4 Respostas

  1. oi eu gosto muito da turma da mônica vc esta de parabéns

  2. eu adoro esse filme

  3. essa puta de filme besta porra caralho

  4. é triste saber que existem pessoas tão baixas que não entendem o encanto dos desenhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: