Alan Silvestri, EUA, 1950 –

alansilvestri

Alan Silvestri

Alan Silvestre é hoje um dos mais renomados e respeitados compositores do cinema americano, Silvestre galgou sua carreira principalmente “dando tom” a filmes de ação como “O Retorno da Múmia”, “De Volta para o Futuro”, “Predador” entre inúmeros outros.

Mas foi em um drama, “Forrest Gump”, sua grande consagração. O tema do filme, além de inúmeros prêmios, inclusive o Oscar de melhor trilha sonora, virou um grande clássico. E é reutilizado TV, publicidade, e até mesmo trailers de outros filmes.

Nascido em Manhattan em 26 de março de 1950, foi criado em Teaneck, onde estou na prestigiada escola de música Berklee College of Music, de Boston.

Entrou para uma banda em Lãs Vegas como guitarrista, mas seu talento como arranjador, logo o levou a compor trilha sonora de um longa metragem, “The Doberman Gang” em 1972. Logo depois começou a criar trilha para televisão, onde compôs a trilha do seriado “Chips”, que fez muito sucesso na década de 70.

Veio então, em 1984 o convite para compor a trilha sonora de uma grande produção de Hollywood. Robert Zemeckis, o convidou para compor a trilha de “Tudo por uma Esmeralda”.

Exatamente 10 anos depois, a dupla viria a ganhar o Oscar de melhor trilha sonora por pelo filme “Forrest Gump”. Um presente de agradecimento de Silvestri, a confiança de Zemeckis.

Hoje, Zemeckis e Silvetri, trabalham juntos a mais de 17 anos, essa parceria resultou em trilhas de filmes como “O Naufrago”, “De Volta para o Futuro I, II e III”, Contato, “A Lenda de Beowulf” entre outros. Fora Steven Spielberg e John Williams, trata-se da parceria mais longa e bem sucedida de Hollywood diretor-compositor.

Residindo na Califórnia, em Carmel a quase 15 anos, Silvestre além de um dos mais bem sucedidos compositores de Hollywood, tem como hobby pilotar aviões, e ainda recentemente tem se destacado como produtor de vinhos, com seu vinhedo de mais de 300 hectares na Vale de Carmel.

Além de todos esses compromissos, Silvestri também é engajado em causas sociais. É atuante na luta com Diabetes Infantil, levando sua luta até o Congresso, onde compôs uma cancão, “Promise to Remember Me”, que posteriormente se tornou temas de campanhas da Fundação de Vitimas de Diabetes Juvenil.

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: