“Felix e Lola”, Patrice Leconte, 2001

lola1O filme de Patrice Leconte, de 2001, somente sete anos depois chega ao Brasil. “Felix e Lola” fala basicamente de uma coisa. PAIXÃO. E “paixão” não se explica, não tem lógica e é incontrolável.

Felix conhece Lola, e se apaixona por ela somente ao olhar. Sem saber nada dela. Na verdade, acontece a chamada paixão a primeira vista. Só quem ja viveu sabe, e ela realmente existe.

Lola, poderia ser loira, negra, ruiva…poderia ser fugitiva da policia, casada, nada interessa, Felix se apaixonou por ela. Mesmo que seu passado mude, mesmo que ela esconda coisas, que ela minta. A paixão é incondicional, diferente do amor, que é mais sensato, mais explicativo. Só se ama quem se conhece ou quem nos faz bem, mas paixão…. pode ser destrutiva. Quem ama não mata, mas um apaixonado, pode matar.

Em “Felix e Lola“, o diretor Patrice Leconte , assim como François Truffaut, se demonstra apaixonado por mulheres misteriosas. Na verdade Leconte foi assistente de direção Truffaut durante anos, dai sua explicação pelas mulheres, pelo misterio, pelo cinema de Truffaut. Assim é “Felix e Lola”, uma grande homenagem ao cinema de Truffaut.

 

 

É um filme para se sentir e não para se explicar. Não explica pelo menos o comportamento de seus personagens, em especial, Felix, vívido aqui pelo ator Philippe Torreton, que constrói um Felix muito seguro de sua paixão por Lola, personagem que caiu como uma luva para Charlotte Gainsbourg, que tem um rosto belo, expressivo e misterioso.

Como a relação dos dois. Reviravoltas, misterios, revelações importantes, mas que no fundo, realmente não importam. Pois nada além da relação dos dois, importa. O filme tenta de uma maneira sutil e sim, inteligente, explicar a paixão. Sem parecer didático, apenas apresentando uma situação.

“Felix e Lola” nos coloca nos coloca exatamente onde a paixão nos coloca, pois quando estamos apaixonados, tudo no mundo nos torna irrelevantes, por mais que sejam realmente mais importantes. Pois a paixão não é real.

Jair Santana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: