“Steamboy”, Katsuhiro Ôtomo, 2004

steamboy-poster01

Steamboy

Do mesmo diretor de “Akira” e “Metropolis”, o mestre da animação japonesa Katsuhiro Otômo, traz para o cinema “Steamboy”. Animação ambientada num século 19 pra lá de moderno.

Na historia, Ray Steam é um jovem inventor que recebe de seu avô, uma estranha bola de metal conhecida como Steam Ball, que fornece uma incrível energia. Esta incrível invenção, é detentora de uma nova espécie de energia, que tem a capacidade de suprir uma nação inteira. Ao tentar proteger a esfera da inescrupulosa Fundação O’Hara, Ray descobre aos poucos os fantásticos poderes que a bola possui. A partir daí, a trama se desenvolve.

A filmografia completa do Katsuhiro Otômo é pequena, mas de grande importância no mundo da animação. Sou apaixonado por ele. Akira por exemplo é um clássico do anime. Ou melhor, na minha opinião, O CLÁSSICO MAIOR dos animês. Metropolis por exemplo, apesar de não ser criação dele, e sim do Osamu Tesuka, foi o Katsuhiro o responsável por trazê-lo ao cinema.

“Steamboy” é incrivelmente bem feito, foram quase 10 anos de produção, ao custo de 20 milhões de dolares. A mais cara animação já realizada no Japão.

A técnica utilizada por Katsuhiro Ôtomo em “Steamboy” é manual. Foram necessários mais de 180.ooo desenhos manuais para realização do projeto.  A  técnologia, foi utilizada para finalização e sem exageros. Resultando num projeto sensivel e grandioso.

A historia, apesar de se passar no século 19 é super atual. Se discute a corrida armamentista, a ganância pelo poder e da disputa dos grandes conglomerados empresariais pelo mercado de armas. Um filme realmente imperdível, e não somente para quem gosta de animação.

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: