“O Castelo Animado”, Hayao Miyazaki, 2004

castelo-animado-poster03

Castelo Animado

Mais uma fantástica animação de Hayao Miyazaki, mesmo diretor de “A Viagem de Chihiro” em 2001. Concorreu ao Oscar de melhor animação, perdeu para “Procurando Nemo” que é bom, porém inferior a “Castelo Animado’.

Mais uma vez Miyazaki nos coloca em um mundo de grande fantasia, entres magos, um heroi amaldiçoado, monstros, enfim, personagens que só existem em sonhos e contos de fada.

Na verdade em muitos pontos, “O Castelo Animado” se iguala com “A Viagem de Chihiro”, o que para alguns pode ser algo ruim, funcionando como uma repetição, e para outros ótimo. Porém mais que pontos parecidos, acho que o de fato é inconfundível é o estilo de Miyazaki. Dos traços a narração. Sua direção e técnica são de uma sensibilidade impar.

Diferente de “Akira” de Katsushiro Ôtomo , que era uma ficção densa e pesa (e maravilhosa também), “O Castelo Animado” é uma fábula, diferente das fábulas ocidentais, não há pragmatismo, se saber quem é bom ou mal não é o que mais importa no filme, se é que existe um lado bom e outro mal. O que importa realmente é a natureza de cada personagem, a individualidade, o porque de cada ação dentro daquela diegese.

 

 

“O Castelo Animado” não é um filme infantil lógicamente, é dificil para criança, mas o engraçado é que, ainda assim, elas ficam maravilhadas com o filme, talvez pela aguçada semsiblidade que lhes cabe, e de uma maneira ou de outra, elas embarcam no filme, talvez por se encatarem com bruxas e principes, ou simplesmente com a fantasia.

“A Viagem de Chihiro” ganhou o Oscar de melhor animnação em 2003 e foi o primeiro longa em animação a ganhar o Urso de Ouro em Berlim. “O Castelo Animado” não conseguiu a mesma façanha, não por desmerecer, mas porque não é mais uma novidade como foi o primeiro.

Mas ainda assim, assim como “A Viagem de Chihiro”, Miyazaki fez de “O Castelo Animado” um belo e imperdível filme. Não pragmático, não datado, inteligente e sensível. Desses, para se ter em casa, e assistir sempre que se quiser sair do mundo real.

Jair Santana

3 Respostas

  1. Olá Jair,
    adorei seu post sobre o Castelo Animado. Eu já havia lido o livro (de Diana Wynne Jones) e creio que seja a mesma história. É um livro apaixonante e o filme deve ser tão lindo quanto já que estamos falando de Hayao Miyazaki. Você já assistiu Mononoke Hime (Princesa Mononoke) tb de Miyazaki? É ótimo.
    Abraços
    Paulinha

  2. […] boa fotografia e um forte tema. O filme tem trilha sonora de Joe Hisaishi, mesmo de “Castelo Animado” e “Viagem de Chihiro”. A trilha é um show a parte. Dessas que com certeza, vai entrar […]

  3. eu nunca acisti este filme mais eu tenho muita vonta de acisti por que eu acisti o filme de chihiro e a dorei muito eu sou louca para acisti este flime mais eu não consigo encontra!!
    que pena mais eu gostei muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: