“Contato”, Robert Zemeckis, 1997

contato-poster01

"Contato"

“Contato” é na minha opinião é um do melhores filmes, sérios, de ficção cientifica dos últimos anos Entrando para um seleto grupo de filmes como “Blade Runner”, “O Dia em que a terra Parou” o original, “Inteligência Artificial” e Filhos da Esperança.

Com direção de Robert Zemeckis, mesmo de “Forrest Gump”, e baseado em um romance de Carl Sagan, que tambem colabora com o roteiro. O filme nos leva um possível contato com uma civilização mais avança que a nossa e muitas possibilidade de reações, sejam elas políticas ou pessoais.

O filme encanta com o rico roteiro de James V. Hart e Michael Goldenberg, pela fotografia sensível de Don Burgess, pela ótima interpretação Judie Foster, que faz um personagem humano, forte e que conquista o espectador. Judie concorreu ao Globo de Ouro de melhor atriz pelo papel.

O filme acontece, como um grande épico da ficção, no decorrer de vários anos, desde a busca pelo financiamento de pesquisas, passa pelo seu primeiro contato e vai até a construção de uma máquina para viajar pelo espaço.

Sua construção dramática não chega ser introspectiva ou poética, mas está longe de ser o tipo “video-clip” que estamos mais acostumados a ver no cinema americano.

Durante a pré-produção, ainda antes de começar as filmagens, o Carl Sagan daria uma palestra de 2 horas, para todos da equipe entrarem no clima do filme, e entenderem o que se passaria, mas a palestra acabou durando 10 horas, e ninguém queria ir embora. Isso sintetiza o quanto encantador é a historia do filme.

Carl Sagan infelizmente morreu antes do lançamento do filme, e “Contato” é dedicado a sua memória. Nada mais justo.

Interessante observar, a busca da Dra Eleonor, personagem de Judie Foster, por financiamento para suas pesquisas, seu interesse e sua força de vontade, e mais ainda, o oportunismo do governo ao tomar pra si o trabalho da Dra. Eleonor, somente quando consegue algo de concreto em suas pesquisas, financiadas até então por dinheiro privado. Algo comum de acontecer.

Outro ponto interessante abordado pelo filme são discussões filosóficas. Com o próprio debate da existencia ou não de uma civilização fora do nosso sistema solar, ou mesmo a existência ou não de Deus, e ainda como somos apegados a certos formalismos filosóficos, mais que qualquer outra coisa. No fim, não estamos muito distantes da Santa Inquisição, por mais que agora, estejamos mais civilizadamente disfarçados.

Preste atenção também na maravilhosa trilha sonora de Alan Silvestri. É emocionante, grandiosa e também melancólica, passando todas as emoções que o filme precisa. É assim que tem que ser uma boa trilha. Ser casada com tudo no filme.

“Contato” é desses filmes para ver e rever, muito bem produzido, dirigido, e com um desses personagens inesquecíveis. Um ótimo filme de Robert Zemeckis que, com muitos acertos, tem construído uma filmografia coerente ao longo de sua carreira. Com filmes ousados para o cinema americano, mesmo se utilizando de um formalismo tradicional.

Jair Santana

Anúncios

Uma resposta

  1. Legal seu blog, bem interessante mesmo!

    Você já pensou em colocar tv online grátis nele? Eu peguei um código muito legal de um site, e coloquei no meu blog, olha só: http://www.blogtudo.com.br/tv-online-gratis-ao-vivo/

    Dá para ver tv online, rádios online, filmes, seriados, novelas e desenhos, apenas colocando um código simples no teu blog, fácil demais!

    Eu coloquei em uma postagem, para meus visitantes verem, mas você pode colocar em qualquer lugar que quiser, do seu blog.

    O melhor é que é Grátis, e funciona certinho, muito legal!

    Espero que goste!

    Abraço

    Fernanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: