Pedro Almodovar, 1954 –

 

Pedro Almodovar

Pedro Almodovar

Nascido no interior da Espanha, cidade de Calzada de Calatrava no dia 14 de setembro de 1951, Almodóvar teve uma infância pobre, aos oito anos sua família migrou para Extremadura, onde estudou em colégios religiosos Salesianos e Franciscanos, aos 16 anos, exatamente no ano de 1968 mudou-se para Madri a fim de estudar cinema.

Chegando a Madri, longe se dua família e sem dinheiro, Almodóvar se deparou com mais um problema. Percebeu ser impossível estudar cinema, pois Franco havia fechado todas escolas de cinema de Madri. Impossibilitado de estudar cinema na teoria, Pedro Almodóvar decidiu que iria para pratica.

Arrumou diversos quebra galhos até conseguir seu primeiro emprego formal na Companhia Telefônica Nacional, onde trabalhou 12 anos, lá conseguiu guardar dinheiro e comprar sua primeira câmera 8mm.

Foi membro ativo da “Movida Madrileña”, movimento de renovação cultural lançado em Madri após a morte do ditador Francisco Franco, Almodóvar começou a realizar curtas em super-8, chegou a realizar um longa experimental também em super-8 onde fazia a sonoplastia durante a projeção.

Seu envolvimento com movimentos culturais lhe abriu portas para escrever para revistas alternativas, escrevias contos e crônicas, entrou também para o grupo de teatro “Los Gollardos”, e posteriormente para um grupo de punck-rock, o “Almodovar e McNamara”.

Teve seu primeiro longa oficial, em 1980, o “Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón”, e desde então, nunca mais parou. No inicio da carreirei chegou a ser creditado com pseudónimos, como Pepe Patatia e Pepe Patatin.   Almodóvar passou a roteirizar, dirigir, e produzir cinema.

A dificuldade financeira e a falta de liberdade artistíca fez com que, em 1985, junto com seu irmão, criasse a produtora “El Desejo” para produzir seus filmes, e posteriormente projetos de diretores menos conhecidos. Foi assim, através de sua produtora que produziu pro exemplo filmes  como “Minha Vida Sem Mim” e “A Vida Secreta das Palavras” de Isabel Coixet, “Menina Santa” de Lucrecia Martel, “A Espinha do Diabo” do hoje reconhecido Guillermo del Toro, entre muitos de seus próprios filmes, entre eles, “Fale com Ela”, o filme que Almodóvar produziu, roteirizou e dirigiu, vencendo o Oscar de Melhor Roteiro Original e Globo de Ouro de Melhor Filme.

Pedro Almodóvar tem na maioria de seus filmes sexualidade como principal tema, homossexual assumido, foi o único diretor espanhol que concorreu ao Oscar de melhor direção. Está entre os três diretores Espanhóis mais aclamados de todos os tempos, ao lado de nomes como Luis Buñuel, e Carlos Saura.

Com vasta filmografia de 18 filmes, muitos deles premiados internacionalmente, Almodóvar é um dos mais respeitados cineastas do cinema mundial, conseguindo realizar um cinema autoral com uma identidade forte e polêmica.

Jair Santana

Filmografia

2006 – Volver (Volver)
2004 – Má Educação (La mala educación)
2002 – Fale com ela (Habla con ella)
1999 – Tudo sobre minha mãe (Todo Sobre Mi Madre)
1997 – Carne trêmula (Carne Trémula)
1995 – A flor do meu segredo (La Flor de Mi Secreto)
1993 – Kika (Kika) 1991 – De salto alto (Tacones Lejanos)
1990 – Ata-me! (¡Átame!)
1988 – Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres Al Borde De Un Ataque de Nervios)
1987 – A lei do desejo (La Ley Del Deseo)
1986 – Matador (Matador) 1985 – Tráiler para amantes de lo prohibido (TV)
1984 – Que fiz eu para merecer isto? (¿Qué he hecho yo para merecer esto?!!)
1983 – Maus hábitos (Entre Tinieblas) 1982 – Labirinto de paixões (Laberinto de Passiones)
1980 – Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón
1978 – Folle…Folle…Fólleme Tim! (curta-metragem)
1978 – Salomé (Média-Metragem) 1977 – Sexo va, sexo viene (curta-metragem)
1976 – Muerte en la carretera (curta-metragem) 1976 – Sea cariativo (curta-metragem)
1975 – Blancor (curta-metragem) 1975 – La caída de Sodoma (curta-metragem)
1975 – Homenaje (curta-metragem) 1975 – El Sueño, o la estrella (curta-metragem)
1974 – Dos putas, o historia de amor que termina en boda (curta-metragem)
1974 – Filme político (Film Político) (curta-metragem)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: