“O Clone Volta Pra Casa”, Kanji Nakajima, 2008

O Clone Volta pra Casa

O Clone Volta pra Casa

 

Escolhido por Wim Wenders para fazer parte de sua seleção de filmes para a 32º Mostra de Cinema de São Paulo, “O Clone Volta pra Casa”, o terceiro longa do diretor Kanji Nakajima é pretensioso, monótono e confuso.

Sua tentativa de misturar de ficção científica, drama e realismo fantástico. Acaba por não saber trabalhar o roteiro e conseqüentemente não convencer em nem uma das linhas que aposta.

Produção caprichada, mas cheia de equívocos, tornam esse filme um grande emaranhado de tentativas dramáticas que não se concluem.

“O Clone Volta pra Casa” narra a historia de Kohei Takahara, um astronauta que se perde no espaço e é legalmente ressuscitado, como um clone. Porém, ao acordar, sua memória volta a reviver um episódio trágico de sua infância. A partir daí, o filme começa a ficar confuso e fantástico demais, sem encaixar essa fantasia ao que o filme se propõe.

Fotografia monocromática, não casa com nem com linha dramática do filme, muito menos com a ficção cientifica. A música, sem nem uma sensibilidade, o torna mais lento e sonolento.

Kanji está em seu quinta longa metragem, e costuma ser o roteirista, fotografo, montador e compor a trilha para os seus filmes. O que eu acho um certo exagero. Cinema autoral tudo bem, mas esse monopólio exagerado acaba, claramente, nesse caso em particular, prejudicando o filme.

Wood Allen por exemplo tem total poder sobre seus filmes, mas delega funções e trabalha junto com seus técnicos. Assim fazia Hitchcock e tantos outros diretores autorais

A busca de Kohei pelo passado, poderia ter dado um rumo dramático inusitado ao filme de ficção científica que a premissa propõe. Mas essa opção foi totalmente ignorado pelo diretor.

“O Clone Volta pra Casa” nada acrescenta ao cinema de hoje. Nem técnicamente, nem dramaticamente e nem mesmo atrai o público. Wim Wenders tem ótimos filmes, mas, sem querer parecer prepotente por criticar um grande mestre como ele, essa sua “dica” é um grande erro.

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: