“Caos Calmo”, Antonello Grimaldi, 2008

Caos Calmo

Caos Calmo

“Caos Calmo”, é um filme poético, leve e emocionante. Primeiro filme de Antonello Grimaldi, e no elenco, o personagem principal é interpretado pelo diretor, ator e produtor Nanni Moretti, do aclamado filme “O Quarto do Filho”.

O filme é basicamente, sobre o sentimento de perda, e a maneira de se ligar com esse sentimento. O empresário Peitro perde sua mulher, ficando responsavel por sua filha de 10 anos.

Algumas criticas especializadas, colocaram que, apesar de o filme ter somente o roteiro de Nanni Moretti, com a direção do estreante Antonelo Grimaldi, o filme está muito próximo da cinematografia de Moretti, parecendo uma continuação de seus trabalhos, justamente por seu tema.

Em “Caos Calmo”, a maneira com que o personagem Pietro encontra para lidar com tal situação, é retirando-se de tudo que até então lhe era essencial, passando então a se dedicar somente ao amor por sua filha.

Pietro então passa a dividir seu dia entre sua casa e uma praça em frente ao colégio de sua filha. Passando a trabalhar, receber amigos, fazer negócios, enfim, tudo referente a sua vida, passa a ser resolvido naquela praça. Então, com o passar do tempo, Pietro vai passando a conviver, conhecer e fazer parte daquele mundo.

A interpretação de Nanni Moretti é memorável. Introspectiva e simplista como o filme sugere, um tipo de interpretação difícil, pois os personagens comuns acabam por exigir mais esforço dos atores que os que claramente pedem uma maior carga dramática.

A direção é segura, e sabe muito bem onde quer chegar. As cenas onde a direção consegue transformar situações simples, momentos de reflexão e poesia são muito bem realizadas. Apresentando também ótimos momentos de humor, algo incomum em filmes que se propõe a trabalhar de maneira séria, com o sentimento de perda.

“Caos Calmo” tem roteiro adaptado do livro, de mesmo título, do autor Sandro Veronesi, que também participou do roteiro, junto com Nanni Moretti, Laura Paolucci e Francesco Piccolo . O maior problema do filme talvez esteja aí, no roteiro. Paralelamente a trama principal, temos Pietro participando de uma negociação, que fica um tanto confusa e acaba perdendo um pouco a função que talvez tivesse que ter.

Uma ótima e irônica surpresa fica com a participação de Roman Polanski, interpretando um capitalista empresário americano, negociando a compra da TV a qual Pietro trabalho. Roman Polanski que hoje é proibido de entrar nos EUA acusado de pedofilia.

“Caos Calmo” ainda apresenta uma trilha sonora marcante e muito boa. Seja na música tema do filme de Paolo Buonvino. e ainda nas músicas que compõe o restante da trilha com participações como a de  Radiohead por exemplo.

É um filme que apresenta uma dessas trilhas para se escutar sem parar. E é um desses filmes para se ver e rever. Pois nem tudo é entregue mastigado, e suas entrelinhas podem conter mais que do que simplesmente é mostrado.

Jair Santana

Uma resposta

  1. […] Calmo”, Paolo Buonvino Publicado em março 2, 2010 por sobretudofilmes Filme: Caos Calmo Direção: Antonello Grimaldi Ano: 2008 Trilha Sonora: Paolo Buonvino Música: Caos Calmo Theme […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: