“Baby Love”, Vincent Garenq – 2008

 

Baby Love

Baby Love

Primeiro longa-metragem do diretor de televisão francês Vincent Garenq, “Baby Love” estranhamente, foi a maior bilheteria na França até agora no ano de 2008. Falo “estranhamente” porque apesar da temática polêmica, o filme não apresenta aprofundamento no assunto e tambem  nada de realmente novo.

Parece mais um filme médio americano para televisão, que um bom cinema francês. Isso mais pela superficialidade que apresenta seu roteiro, que por qualquer outra coisa.

Um casal gay, Manu, interpretado pelo ator francês Lambert Wilson, mais conhecido pelo grande público como o Merovingian de “Matrix Reloaded” e “Matrix Revolutions”, e seu companheiro Phillippe (Pascal Elbé), lutam entre si, e contra o sistema de adoção francês para adotar uma criança.

Apesar de nunca se aprofundar seriamente, e em alguns momentos tender mais para piadinhas para conquistar o grande público, o filme deixa claro sua crítica a França em proibir casais gays de adotarem crianças. Comparando até a evolução nesse tema da “atrasada” Espanha.

O roteiro é inspirado em uma situação real ocorrida com um amigo do diretor e roteirista Vincent Garenq. Que também passou a realizar pesquisas na Associação de Pais Gays e Lésbicas (APGL) e, por meio dela, teve contato com famílias e levantou casos interessantes para colaborar com o roteiro. Sua primeira idéia, era realizar um documentário sobre o assunto, acabou transformando em ficção por achar que chegaria a mais pessoas.

No geral filme diverte mas não convence. Os atores estão bons, a fotografia de Jean-Claude Larrieu de “Paris, Te Amo” é usual, a música da dupla Loïc Dury e Laurent Lavesque passa despercebida. Resumindo, o filme não decola.

Não é um filme para se levar a sério. Fica com cara de filme pra televisão, algo que é o que realmente Vincent Garenq está acostumado a fazer.

Jair Santana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: