“Conduta de Risco”, Tony Gilroy – 2007

Conduta de Risco

Conduta de Risco

Tony Gilroy, apesar de um ótimo roteirista, leia-se filmes como “O Advogado do Diabo”, “Eclipse Total”, entre os filmes da série “Bourne’s”, se da mal em sua estréia como diretor. Por ser um ótimo roteirista, acredito que errou na sua forma de narrar visualmente, ou seja direção mesmo.

“Conduta de Risco” é um filme confuso, pretencioso, sem ritimo. Sim, tem boa premissa mas mas não decola . Apesar de concorrer ao Oscar de melhor roteiro original e ser vencedor do BAFTA na mesma categoria.

O roteiro realmente é interessante mas contado de maneira equivacoda. O filme só realmente acontece nos últimos 20 minutos. E por causa desses últimos 20 minutos não saímos com raiva do cinema.

Não tem uma narrativa envolvente, que faça com que nos, os espectadores, se aproximem do personagem principal, Michael Clayton, vivido pelo ótimo, mas frio, George Clooney. É fato que o personagem pede certa frieza, mas a Catherine Tramell, em “Instinto Selvagem”, vivida pela então desconhecida do grande público, Sharon Stone , era fria e nem por isso, deixava de fascinar o público.

 

“Conduta de Risco” é um filme que não nos envolve. Nos deixa distantes mesmo. Faz com que o espectador fique perdido o tempo todo em suas supostas intrigas e traições. Parece que o que realmente importa é “parecer” ter algo a desvendar. E tenta se prender a isso.

Orçado em 25 milhões de dólares, e agradando boa parte da crítica, o filme não acontece. Não tem o clima de suspense que se propõe, nem um grande final, nem um grande herói e muito menos um grande vilão. Tudo é morno. Tudo é um equívoco.

Vamos torcer, para que Tony Gilroy volte a fazer o que realmente ele faz de bem, ficar atrás do computador e de suas pesquisas e ficar apenas no roteiro. Na verdade, Tony Gilroy, teve a idéia de conduta de risco quando ainda pesquisava entre os grandes escritórios de direito, para “Advogado do Diabo”. Talvez se tivesse sido dirigido por um verdadeiro diretor, o roteiro tivesse sido um grande filme.

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: