“Minha Vida Sem Mim” – Isabel Coixet, 2003

Minha Vida Sem Mim

Minha Vida Sem Mim

Minha Vida Sem Mim” é um filme delicado, triste, mas não chega nem perto de ser um dramalhão. Na verdade o próprio nome do filme já é uma síntese de sua estória. Imaginar, como será o mundo sem a sua presença, e a partir daí, tentar tornar-se presentes ou “útil” para aqueles a quem você ama.

Este é o momento em que se passa a vida de Ann. Após descobrir que possui uma doença grave, ela mulher passa a listar tudo o que sempre quis fazer em sua vida mas nunca teve oportunidade ou nunca deu prioridade.

Sabendo que vai partir de deixar pessoas que tanto ama, Ann começa a deixar mensagens e tentar fazer sua morte menos vazia possível.

O filme tem uma premissa contraria ao que Capra realizou em “Felicidade Não se Compra” em 1946. Aqui, a diretora Isabel Coixet, realiza um filme que nos faz pensar sobre como levamos nossa vida, e o que realmente vale a pena se importar e tentar fazer o mundo ao nosso redor, algo melhor mesmo sem nossa presença.

Vc dá importância ao que o realmente vale a pena? É por isso que o personagem passa. A pouca idade da personagem, 23 anos, deixa o filme mais forte ainda. Ann é vivida por Sarah Polley, que realizou um trabalho sensível,o que lhe rendeu a indicação do Prêmio Goya de melhor atriz.

Outro ponto favorável ao filme é ótima trilha sonora de Alfonso Vilallonga e a fotografia de Jean-Claude Larrieu. O casamento com Isabel Coixerte deu tão certo que os dois voltaram a trabalhar juntos em “Paris, Te Amo” e “A Vida Secreta das Palavras”.

Primeiro filme de Isabel Coixet. Recebeu 2 indicações ao European Film Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor. Ganhou 2 prêmios no Goya, nas categorias de Melhor Canção Original (“Humans Like You”) e Melhor Roteiro Adaptado. Foi ainda indicado em outras 3 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz (Sarah Polley).

Jair Santana

Deixe um comentário

