Woody Allen – 1935 –

woody allen

woody allen

Woody Allen é, acima de tudo, um diretor raro, principalmente nos EUA. Ao todo, suas obras já concorreram a 18 Oscars, entre as categorias melhor direção, roteiro, filme e ator. Aliás, o próprio cineasta já concorreu como diretor, roteirista, produtor (filme) e ator. Ele disputou as estatuetas, por exemplo, de melhor filme, roteiro e diretor por “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”. Mesmo assim, tendo Oscar’s, Palmas e Ursos de Ouro em sua prateleira, o mestre é avesso a premiações.

Passeando muito bem entre o drama, a comédia e o policial, algo raro entre a maioria dos diretores, Woody consegue, desde de 1982, fazer um filme por ano, e, em alguns anos, até três filmes. O exemplo foi o caso de 1887, quando o cineasta produziu e dirigiu ”Setembro”, “Rei Lear” e “A Era do Rádio” – na verdade, três ótimos filmes.

Nascido em Nova York, no bairro do Brooklin, Allan Stewart Konigsberg, “vulgo” Woody Allen, é com toda certeza o mais nova-iorquino dos diretores de Hollywood: sempre produz e usa a cidade como locação na maioria de seus filmes.

Woody já passou por várias Majors, como Columbia, Miramax, Paramount, DreamWorks e nunca deixou de ser um cineasta de cinema autoral, algo cada vez mais raro nos EUA, principalmente entre os grandes estúdios.

Porém seus filmes nunca foram grandes sucessos de público nos EUA, causando certo incômodo nas distribuidoras. Woody Allen costuma fazer muito mais sucessos em países como França, Inglaterra, Espanha e Brasil.

O cineasta começou escrevendo comédia para TV NBC e atuando em standup’s comedian, tipo de apresentação típica nos EUA, onde comediantes ficam sozinhos a frente de show em boates. Woody Allen foi assistido por Shirley MacLaine, que convenceu o produtor Charles Feldman (que estava ao seu lado) a contratá-lo para escrever o roteiro e atuar no filme ”O que é que Há Gatinha?”.

Em média, hoje seus filmes custam entre 5 e 20 milhões de dólares. Grandes atores trabalham em seus filmes e cobram o mínimo do sindicado, como Natalie Portam, Julia Roberts, Edward Norton, Meryl Streep, sem falar em suas musas como Diane Keaton, Mia Farrow e a ultima delas, Scarlett Johansson. A única a qual não foi casado.

Amante do jazz, o diretor geralmente usa como trilha, clássicos do gênero em seus filmes. Amor esse que usou como desculpa para não receber alguns de seus prêmios, como o Oscar, que justificou sua ausência na cerimônia, dizendo que tinha que tocar trompete no Michael’s Pub, um tradicional bar de Jazz na Zona Leste de Nova York.

Desestimulado a produzir filmes nos EUA, Woody realizou seu primeiro filme Europeu em 2005, “Match Point” pela BBC Films. Filme em que o diretor retorna ao drama policial. O filme concorreu ao Oscar de melhor roteiro Original, e também o Goya de Melhor Filme Europeu.

Depois desse, foram produzidos mais dois filmes Ingleses, “Scoop” e “Sonho de Cassandra”. Em 2008, está produz seu primeiro filme com dinheiro de produção Espanhola, filmado em Barcelona, “Vicky Cristina Barcelona”.

Ao todo, com sua ultima produção espanhola, Woody Allen chega ao total de 45 filmes como diretor. Sem contar em participações como ator em outros filmes, como “Cenas em um Shopping” dirigidor por Paul Mazursky em 1991, onde atua ao lado de Bette Midler, e ainda “Formiguinhaz” dirigido por Eric Darnell e Tim Johnson,animação, onde faz par romântico com Sharon Stone.

O grande trunfo dos filmes do diretor é justamente seus roteiros, a liberdade cinematográfica que tem o cinema de autor, e a linha de “cinema independente” que mantêm, não importando em qual produtora realiza seus filmes. Woody Allen não precisa de muito dinheiro ou de atores famosos para chamar atenção. A noticia de estar dirigindo um novo filme, não importa com quem ou sobre o que, vira automaticamente noticia para sites, jornais e revistas especializadas em cinema no mundo todo.

Filmografia de Woody Allen

2008 – Vicky Cristina Barcelona
2007 – Sonho de Cassandra (Cassandra Dreans)
2006 – Scoop – O grande furo (Scoop)
2005 –Ponto Final (Match Point)
2004 – Melinda e Melinda ( Melinda and Melinda)
2003 – Igual a Tudo na Vida (Anything else)
2002 – Dirigindo no escuro (Hollywood ending)
2001 – O escorpião de jade (Curse of Jade Scorpion, The)
2001 – Company man
2000 – Recolhendo as peças (Picking up the pieces)
2000 – Trapaceiros (Small time crooks)
1999 – Poucas e Boas (Sweet and lowdown)
1998 – FormiguinhaZ (Antz) (voz)
1998 – Os impostores (Impostors, The)
1998 – Wild man blues
1997 – Desconstruindo Harry (Desconstructing Harry)
1996 – Todos dizem eu te amo (Everyone says I love you)
1995 – Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite)
1995 – Feitos um para o outro (Sunshine Boys, The) (TV)
1994 – Don’t drink the water (TV)
1993 – Um misterioso assassinato em Manhattan (Manhattan Murder Mystery)
1992 – Neblina e sombras (Shadows and fog)
1992 – Maridos e esposas (Husbands and wives)
1991 – Cenas em um shopping (Scenes from a mall)
1989 – Crimes e pecados (Crimes and misdemeanors)
1989 – Contos de Nova York (New York Stories)
1987 – King Lear
1987 – Setembro (September)
1987 – A era do rádio (Radio Days) (voz)
1986 – Hannah e suas irmãs (Hannah and her sisters)
1984 – Broadway Danny Rose (Broadway Danny Rose)
1983 – Zelig (Zelig)
1982 – Sonhos eróticos numa noite de verão (A midsummer night’s sex comedy)
1980 – Memórias (Stardust memories)
1979 – Manhattan (Manhattan)
1977 – Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall)
1976 – Testa-de-ferro por acaso (Front, The)
1975 – A última noite de Boris Grushenko (Love and death)
1973 – O dorminhoco (Sleeper)
1972 – Sonhos de um sedutor (Play it again, Sam)
1972 – Tudo o que você queria saber sobre sexo, mas tinha medo de perguntar (Everything you always wanted to know about sex (but were afraid to ask) )
1971 – Bananas (Bananas)
1971 – Men on Crisis: The Harvey Wallingher story (TV)
1969 – Um assaltante bem trapalhão (Take the money and run)
1969 – Quase um Sequestro (Don`t drink the water )
1967 – Cassino Royale (Cassin Royale)
1966 – What’s up, Tiger Lily?
1965 – O que é que há, gatinha? (What’s new, pussycat?)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: