“Fim dos Tempos” – M. Night Shyamalan – 2008

Fim dos Tempos

Fim dos Tempos

O filme é realmente assustador, acima de tudo, pelo grotesco que o filme consegue chegar, e também, assusta pelo sucesso desse filme, que chegou a ser o primeiro na lista dos mais vistos nos EUA, e olha que sem dúvida, é o pior filme do ano.

Mas Shyamalan, desde o grande sucesso “O Sexto Sentido”, tem conquistado um certo público fiel, que vai atrás, não de cinema, mas sim de um surpresa final, pois é essa a única formula do diretor.

Que M. Night Shyamalan é uma farsa eu já havia falado, mas o cara conseguiu fazer, com quase 60 milhões de dólares, o filme mais trash que “A Ilha dos Homens Peixes”, um clássico da “Sessão das Dez” do SBT.

Fotografia pobre, pouco trabalhada e até meio suja. Produção pobre, onde Nova York perde praticamente todos seus moradores, mas somente vemos algumas poucas estradas ou bares fechados, atores bem “mais ou menos”, roteiro absurdamente inverossímil, com sustinhos previsíveis e personagens que não tem porque existirem, pois não tem função nem uma no roteiro, como o personagem da velha louca que mora no meio do nada. Sem contar algumas cenas grotescas e sem necessidade de auto-flagelação.

A fotografia é feia,  sem nada do que se espera de um filme catástrofe, nada surpreendente. Muito dinheiro gasto, 57 milhões, em um filme muito fraco. Levou 4 indicações ao Framboesa de Ouro.  nas categorias de Pior Filme, Pior Diretor, Pior Ator (Mark Wahlberg) e Pior Roteiro. Os únicos prêmios que realmente merecia ser indicado.

Em um filme, nada pode ser ao acaso. Mas Shyamalan parece não conhecer esse principio básico do roteiro. Shyamalan foi além de roteirista, o diretor e produtor desse filme. Talvez por ninguém mais querer produzir um filme desse. Eu diria que “Fim dos Tempos” é o inicio do fim de sua carreira como diretor, e infelizmente não o ponto final. Seus filmes são datados e baseiam-se em surpresinhas ou algo nesse sentido, ou seja, seus filmes não são eternos como os do Wood Allen, Bergman ou qualquer outro grande diretor.

Realmente, com “Fim dos Tempos”, M. Night Shyamalan, que já caminhava para tal destino, chegou ao fundo do poço. É impossível  descer mais que isso.  Ou podemos esperar algo pior de Shyamalan?

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: