“Control”, Anton Corbijn , 2007

https://i1.wp.com/i264.photobucket.com/albums/ii191/jairsantana/control_04.jpgRealizado apartir da biografia de Ian Curtis, escrito por sua viúva Deboraoh Curtis e o produtor do Joy Division, Tony Wilson,”Control” , do estreante diretor Anton Corbijn, é uma das mais fieis e sérias filmografias realizadas até hoje, acredito eu.

A distancia e a frieza do filme, que é denso e nostálgico mas não chega a ser triste, chega muito perto do que foi seu personagem. Ian Curtis, aqui interpretado magistralmente por San Riley. Falo que o filme não chega a ser triste, pois, mesmo com sua morte, o que impera é o sentimento do protagonista, sentimento de distanciamento, inquietação, desconforto.

A fotografia em preto e branco de Martin Ruhe, aliada a direção de arte, trabalharam numa palheta de cor cinza que nos remete aquela Manchester sem perspectivas, e a vida deprimente e introspectiva de Ian Curtis.

Um dia desses li algo que dizia, “para entrar pra historia, não se precisa ser forte, e Ian Curtis é a maior prova disso”. Concordo plenamente. Ian Curtis, era fraco, com seus relacionamentos, com o que realmente queria deles, era fraco com ele mesmo, talvez por isso em momento nem um lutou com sua doença. Não mais suportando a falta de domínio de sua vida, ou apenas por não saber lidar, Ian se matou as 23 anos de idade.

Apesar de tudo isso, fraqueza, frieza, distanciamento, ele nos deixou um legado maravilhoso. E a música de Ian Curtis, influência músicos até os dias de hoje, nos deixou o New Order e mil outros bons seguidores.

O filme é tão real, que por vezes, parece um documentário. Mas talvez essa frieza, ou melhor, um pouco menos dela, nos fizesse nos envolver mais com o personagem, e conseqüentemente com o filme. Mas essa foi a opção do diretor, esse foi o estilo assumido por ele. Corajoso diga-se de passagem, pois é muito mais fácil fazer um “dramalhão”.

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: