Ennio Morricone, Italia, 1928 –

Ennio Morricone

Nascido em Roma, em 28, Enio Morricone é com certeza um dos maiores compositores de cinema de todos os tempos. Ainda pequeno começou a estudar trompete e logo estava na famosa Academia de Música Santa Cecília estudando composição. Na década de 50 começou a trabalhar com composições para teatro e cinema, e na década de 60 já trabalhada com nomes como, ninguém mais ninguém menos que Bernando Bertolucci.

Já havia feito bastantes filmes como “Por uns dólares a mais” e “Era uma vez no Oeste” ambos de Sergio Leone, quando em 1978, Morricone criou a trilha de “Cinzas no Paraíso” de 1978 do diretor Terrence Malick onde teve sua primeira indicação ao Oscar.

Com Sergio2 Leone, alguns anos mais tarde em “Era Uma Vez Na América” em 84, Morricone volta mais uma vez marcar seu nome na historia do cinema, com uma música melancolica, nostálgica e com um belíssimo tema principal. Mais uma música que ficara para historia do cinema.

Temos ainda a trilha de “A Missão” em 86, filme do diretor Roland Joffé, uma trilha menos popular, porém mais trabalhada, mais difícil e mais uma que concorreu ao Oscar, e logo depois em 87, temos a música tema de “Os Intocáveis” de Brian de Palma.

O comentado “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore em 1989, temos uma das trilhas mais inspiradas da história do cinema. Marca o início da bem sucedida parceria entre o diretor Giuseppe Tornatore e Ennio Morricone. O premiadíssimo trabalho da trilha deste belo filme conduz o drama de maneira única. É difícil imaginar o que seria do filme sem a música composta por Enio Morricone. É o casamento perfeito.

Morricone ainda compôs pra filmes como “Busca Frenética”, 1988, do diretor Roman Polanski, e “Pecados de Guerra”, em 1989, do diretor Brian de Palma, filmes de grande sucesso internacional.

Morricone ganhou sua quarta indicação ao Oscar pela trilha de mais um filme de gângsters. “Bugsy” (1991), do diretor Barry Levinson.

Mais tarde, Roland Joffé, o mesmo diretor de “A Missão”, Morricone compôs a trilha de “A Cidade da Esperança”, 1992, e nos anos seguintes voltou a trabalhar mais intensamente em vários títulos italianos dos quais se destaca a maravilhosa música de “A Lenda do Pianista do Mar”, 1999, outra feliz parceria com o diretor Giuseppe Tornatore.

Enni Morricone, regendo a música “Love Theme” de “Cinema Paradiso”:

Nos ultimos anos, ficou popular entre os jovens por trabalhar com Tarantino, declarado fã de Morricone, em “Kill Bill”.

Após suas cinco indicações sem conquistar nenhum prêmio, finalmente Ennio Morricone foi condecorado com um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra. A Academia de Hollywood decidiu premiá-lo “por sua magnífica e multifacetada contribuição à arte da música de cinema”.

Em 2007, mais uma vez, e além do Oscar honorário, Morricone está causando furor no mundo da música de cinema, ele aceitou pela primeira vez o convite para apresentar um grande concerto nos Estados Unidos, realizado no início de fevereiro em Nova Iorque.

Mais presenteados também foram os brasileiros, que puderam assistir Morricone em uma única a presentação no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, fazendo parte da programação do “MÚSICA EM CENA – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema”.

Aos 79 anos, Morricone mora até hoje em Roma, sem falar nada de inglês, dizem, ele se nega a aprender, faz alguns concertos espetaculares pela Europa, e não pretende parar de trabalhar com cinema até morrer. E eu, espero que ele chegue pelo menos aos 100 anos. Nos presenteando como tem feito, com músicas abençoadas.

Jair Santana

4 Respostas

  1. […] Vez Na América Diretor: Sérgio Leone Ano: 1984 Música: Once Upon a Time In America Composição: Ennio Morricone Trilha Sonora do Filme: Ennio […]

  2. Quem ouvi as música de Morricone é levado para um plano ,onde a sensibilidade emotiva é total. Um dos 10 maiores compositores que temos. Vejam e ouçam as músicas de alguns filmes : A missão , Marco Polo, Cinema Paradiso… enfim são mais de 390 filmes musicados por esse gênio.

    • È um prazer perguntar se voce tem a relação dos filmes que o Ennio compôs…Nossa um abraço ao meu irmãozinho…..Calvi…..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: