“A Bússola de Ouro”, Chris Weitz, 2007

bussola-de-ouro-poster01

A Bússula de Ouro

Veja bem, boa parte do filme, devemos levar em conta a direção, ou melhor, a proposta do diretor, então, não poderiamos esperar muito do diretor de “A Bússola de Ouro”, Chris Weitz. Diretor de filmes como “American Pie” por exemplo. Logo vemos que ele não tem uma linha de direção. É o típico diretor que executa para o que lhe pagam. Não é um diretor autoral.

O filme teve o absurdo custo de 150 milhões de doláres, que parece não ter sido recuperado com a bilheteria. Seu requinte é totalmente equivocado e nada inovador. É um filme fantasia, para desfazer a boa fama do estilo que estava sendo construido com “Harry Potter” e a trilogia “Sr. Dos Aneis”.

Em “A Bússola de Ouro”, Chris Weitz assina a direção, e pasmem, o roteiro. Por pura vaidade. O roteiro ja tinha sido fechado por Tom Stoppard, roteirista de filmes como “Shakespeare Apaixonado” e co-roteirista de “O Ultimato Bourne”. Mas enfim, Chris Weitz achava que era uma oportunidade imperdivel e queria dirigir seu próprio roteiro, queria fazer desse o filme de sua vida. E não conseguiu. Se esse é “o filme de sua vida”, coitado dele.

Elenco etrelar, como Nicole Kidman, que ja provou ser uma excelente atriz com filme como “Os Outros”, “Dogville” e “As Horas”, interpreta aqui a vilã Marisa Coulter. Mas Nicole, apesar de linda, não conseguiu ser uma vilã apaixonante como deveria. O ótimo Daniel Craig como Lorde Asriel, está super mal aproveitado, e mais mal aproveitados ainda estão Christopher Lee (Lorde Boreal), Kathy Bates (Hester – voz) e Ian McKellen (Iorek Byrnison – voz). Produção de arte impecável mas nada original, figurino perdido, boa maquiagem, boa fotografia, porém nada supreendente, e ótimos efeitos especiais.

“A Bússola de Ouro” consegue divertir como qualquer boa “Sessão da Tarde”, mas tinha argumento e pretenção pra ser bem mais que isso.

O roteiro é curioso, mas parece uma misturada de grandes sucessos, quer dar uma de “Sr. dos Aneis” em alguns momentos, como no final pronto para a próxima pagina. Ora é meio “Harry Potter”, principalmente no cenário da escola e da cidade, que parece ter sido aproveitado das sequencias “Potter’s”, e ainda, ora meio “Steamboy” nos apresentando uma alta tecnologia com cara de década de 30.

Temos supostos bons vilões, que não acontecem como deveriam. A a mocinha, uma pequena hobbit, digo, criança, pronta para desbravar o mundo, não tem carisma nem um.

Mas no fundo, a historia teria bons pontos a se discutir. Como a liberdade de expressão, de pesquisa cientifica, de dogmas. A Igreja Católica e a Assossiação Conservadora Cristã Americana proibiram seus membros de assistirem ao filme. Talvez por se identicarem com o Magisterio, que a Organização vilã do filme. E também, talvez por isso, o filme tenha sido um fracasso de bilheteria nos EUA. Talvez não.

O filme diverte, mas poderia fazer pensar também. Encanta pelos efeitos, mas não surpreende. Chama atenção pelos elenco, mas ao mesmo tempo, decepciona quem for assistir o filme por conta do elenco. O livro, “A Bússola de Ouro” faz parte de uma trilogia. Mas que ficaremos na dúvida se será ou não produzida. Depois desse lamentável fracasso.

Resumindo, “A Bússola de Ouro”, vale o ingresso pra se divertir. Mas é um filme que logo logo será esquecido. E DEVE  ser esquecido.

Jair Santana

Anúncios

2 Respostas

  1. eu axo q tudo oq v escreveu é a absouta verdade, o livro é maravilhoso, uma historia envolvente e emocionante q éh capaz d prender qualquer um ao livro, ma o filme naum foi bom, eu axo q ele deveria mais mostrar o fato da guerra, ele naum fala tanto do magisteriun ou da autoridade, e , principalmente, do Pó, cortaram pares do 1° livro q sao importantes para o segundo e terceiro livro.

    so naum concordo quando vc fala “Resumindo, “A Bússola de Ouro”, vale o ingresso pra se divertir. Mas é um filme que logo logo será esquecido. E DEVE ser esquecido.” eu axo q ele apenas devia ser considerado como o desmerecimento do livro, mas naum esquece-lo. apesar do filme ter sido um desastreeu adoro assistir o filme sempre quando posso!!!!

    bjs

  2. eu achei muito legal o filme enteresante eu estou fazendo um trabalho sobre o filme e eu vi o filme e nao me arependi de ter visto esse filme e queria que voce mandassepor o orkut esse grande texto para mim e para hoje dia 3/6/2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: