“Bubble”, Eytan Fox, 2006

“Bubble” chegou ao cinema de mansinho, e merecidademente, fez uma carreira maravilhosa nas salas. O diretor Eytan Fox trata a intolerância com uma naturalidade e uma universalidade como poucos o fazem. “Bubble” é o apelido da cidade de Tel Aviv, costuma-se dizer que os jovens daquela cidade vivem numa “bolha” e ignoram o que acontece além de seus limites. Acredito que 90% dos jovens da nossa geração fazem o mesmo, vivam nessa bolha. Ignorando o que acontece lá fora, além do seu mundo de amigos, raves, amores etc…

“Bubble”, é bem mais que um filme político ou um filme gay. É um retrato fiel de nossa geração. Uma geração que aceita as diferenças sim, desde que essas diferenças sejam as aceitáveis para sua bolha. E que as não aceitáveis, não entrem. As diferenças são aceitas, quando não interferem.

É curioso perceber, como as referências pops de Tel Aviv, um país tão próximo de guerras e de tão grandes diferenças sociais, ideológicas e políticas, são iguais no mundo todo. Os jovens de Tel Aviv não são diferentes dos jovens brasileiros ou novaiorquinos. Não quando se trata dessas referências pops, ou do estilo de vida apresentado no filme.

“Bubble” teve orçamento humilde se comparado a maioria das produções internacionais. Realizado com apenas 1,5 milhões de dólares, o filme tem feito uma boa carreira internacional, sendo selecionado para grandes festivais, levando prêmio de público e crítica nofestival de Berlim.

Eytan Fox assina a direção e o roteiro. A fotografia de Yaron Scharf é bem realizada, mas sem grandes momentos. O que realmente chama atenção é a riqueza do roteiro e a delicada trilha sonora. Recheada de boa música, contando com Bebel Gilberto, Morisey, Belle&Sebastian, etc…

Eu diria que Bobble é um filme simplesmente imperdível, principalmente para aqueles que ainda não enxergam nada além de sua própria bolha. Mas não somente pra eles.

Jair Santana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: