“Império do Sol”, Steven Spielberg, 1987

Império do Sol

Se tiver que escolher o filme mais emocionante da minha infância, escolho “Império do Sol”. Podem falar o que for, mas o Spielberg é um ótimo diretor. Mas, em especial essa sua fase anos 80, ele realizou filmes espetaculares. “Império do Sol” por exemplo é um deles. Uma fábula, da transformação de um menino em homem. Do fraco, em forte.

O menino que mesmo nas maiores dificuldades, não para de sonhar, não pousa nunca na triste realidade da guerra. Como um de seus aviões de brinquedo, ele flutua leve em cima de tudo aquilo. Transformando a triste realidade da guerra em momentos de amizade, humanidade, doação. Spielberg fez um filme sensível, tocante, emocionante.

A fotografia do filme também é um ponto de acerto, o fotógrafo responsável por ela é o premiado Allen Daviau, responsável por fotografias como a de “Bugsy”, “A Cor Púrpura” e “ET – O Extraterrestre”.

No elenco principal encontramos Christian Bale em seu primeiro filme, o Batman de hoje, além do versatil John Malkovich e a ótima Miranda Richardson (Paris, Te amo”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” entre outros).

O filme concorreu a 6 Oscars e não ganhou nem um, mas levou o Globo de Ouro de melhor filme. Prêmio esse bem mais sério, ou menos comprometido com a Industria que o Oscar. Ganhou o prêmio BAFTA de melhor trilha sonora daquele ano.

A trilha é de Jonh Williams, um mestre quando se fala de trilhas sonoras. A música composta para o filme é inesquecível e na minha opinião, é uma das mais bonitas trilhas feitas pro cinema.

Tive a oportunidade de assistir “Império do Sol” no cinema quando criança, e já nessa época esse filme me tocou. E ainda hoje, não canso de assistir esse filme mesmo quando reprisado pela enésima vez na TV.

Jair Santana

Anúncios

3 Respostas

  1. Difícil esquecer esse drama emocionante de Spielberg, recheado de cenas belíssimas e fortes. Também vi na TV quando jovem e me marcou. Pena que não fez tanto sucesso como outros filmes dele.

    Cumps.

  2. Amei esse filme, é um dos mais lindos que já assisti.
    Gostaria de saber o nome da musica que o menino canta.

  3. Helena,
    entrei em seu blog ao procurar referências específicas sobre esse incrível Império do Sol, que passou ontem no TCM (91 em Porto Alegre).
    O que mais me encantou ao assistir novamente ao espetacular desempenho de Christian Bale, então menino, mas hoje ator consagrado.
    Você fez destaques perfeitos, até mesmo em relação ao fato de que não tem a menor importância ganhar um Oscar, tendo sido Globo de Ouro.
    O roteiro, porém, é algo que te pega pelo pé. Esse é um dos raros filmes onde a cada exibição se vê o quanto ele é inovador.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: