“O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho, 2007

Parabéns para o documentárista Vladimir Carvalho, que faz com que um personagem pouco conhecido do grande público, nos chegue bem próximo, sendo leve, divertido, curioso. O escritor José Lins do Rego, um dos mais importantes de nossa literatura recebe nesse documentário um belíssima homenagem. Diferente do que aconteceu com Cartola, vê-se aqui, um filme bem direcionado, apaixonado e sem pretenções.

Narrado pelo grande ator Othon Bastos, onde temos o casamento perfeito da narração e da dramaticidade, e tendo depoimentos de figuras como Muniz Sodré, Walter Lima Jr. , Júlio Bressane, Carlos Heitor Cony, além de Ariano Suassuna e a propria filha do escritor.

Vladimir Carvalho nos deixa proximo da pessoa que foi José Lins do Rego, buscando sua historia, nos contando estórias e causos de sua vida, nos apresentando imagens, e reavendo na memória do brasileiro, esse importante escritor.

Na verdade, talvez seja esse o maior êxito do filme. Faz com que o espectador fique realmente curioso a conhecer José Lins, a simplicidade e a importância daquele homem nos causa no minimo, curiosidade. Fazendo com que esse espectador queira lêr ou reler sua obra.

Conhecer um pouco mais de personagens como José Lins do Rego é conhecer um pouco da historia recente do nosso país. Assisti esse filme meio que por acaso, durante o festival de Tiradentes, meses depois ele chega as telas. E garanto, ele é surpreendente. As historias em volta do próprio “Menino de Engenho” são espetaculares, o real se misturando com a ficção dentro da literatura. Vladimir nos conta tudo sem querer ser didático e acadêmico. Ele nos conta como se estivessemos sentado numa mesa de jantar. Leve sim, mas sem perder a seriedade.

Jair Santana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: