“A Partida”, Yojiro Takita, 2008

partida-poster01

A Partida

“A Partida”, filme do veterano diretor japonês Yojiro Takita, pouco conhecido ainda fora do Japão, foi sem dúvida, merecedor do prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2009. Direção forte, boas interpretações, roteiro bem amarrado e o tema universal (a morte) fazem desse filme um belíssima experiência cinematográfica.

O personagem principal, Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) perde seu emprego em uma orquestra, e com isso, se afasta do sonho de ser um grande músico. Afastado de seu sonho e com dificuldades financeiras, junto com sua esposa, Daigo volta para cidade onde nasceu e onde herdou a casa de sua mãe, e então começa a procura de um novo emprego.

Nessa procura, um anúncio fala sobre “partidas”, Daigo então o confunde com alguma empresa de turismo e sai em busca da vaga. Mas o anúncio é sobre outro tipo de partida. O trabalho, é maquiar e arrumar, defuntos, para o enterro. Apesar de resistir inicialmente, o trabalho é recompensador financeiramente, Daigo então aceita, mesmo com certa resistência.

A partir daí, o personagem aprende a realizar, respeitar e entender melhor esse ritual de passagem, guiado pelo seu chefe Kuei Sasaki (Tsutomu Yamazaki), que o apresenta a esse novo mundo. A partir da observação que Kuei tem com esse trabalho, da relação que tem com os mortos e com a familia deles, Daigo então passa a respeitar, e até a apreciar aquele trabalho.

O filme é dirigido com uma sensibilidade impar, com boas interpretações, boa fotografia e um forte tema. O filme tem trilha sonora de Joe Hisaishi, mesmo de “Castelo Animado” e “Viagem de Chihiro”. A trilha é um show a parte. Dessas que com certeza, vai entrar para historia entre as grandes trilhas sonoras do cinema.

“A Partida” é um filme de apelo universal, morte e família, que ajudou o diretor Yojiro Takita a ser reconhecido pelo mundo como um grande diretor. Mas que acima de tudo, nos faz abrir os olhos para um cinema crescente, que é o cinema oriental, que começa a ganhar espaço de distribuição por essas bandas.

Jair Santana

About these ads

3 Respostas

  1. [...] Partida”, Joe Hisaishi Publicado em julho 14, 2009 por sobretudofilmes Filme: A Partida Direção: Yojiro Takita Ano: 2008 Trilha Sonora: Joe Hisaishi Música: Memory Compositor: Joe [...]

  2. Belíssimo filme. Ótima fotografia. Finíssima abordagem de tema tão atual no mundo. Rico em suas sutilezas sobre nossa existencia e missão terrena “sempre se volta à terra que nascemos para morrer”. Laico, de profundo entendimento da vida e seu significado.
    Parabéns.
    César Honda de Souza.

  3. Lindo filme, belíssima música.
    Gostaria de comprar o CD. Aonde encontro?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: